NOSSO OBJETIVO

Este blog é fruto de uma parceria entre os professores articuladores do Laboratório de Informática do Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, profª Ana Luiza Nunes Shunk, profª Maristela Moura Gonçalves e prof. Manoel Alcino Nascimento Santos, e a Diretoria de Cultura do Grêmio Estudantil Edson Luiz e de seu diretor Elvacir Luiz dos Santos Neto. Ele foi criado com o objetivo de levar informações de caráter relevante à sociedade de uma maneira geral, assim como, buscar a integração da comunidade escolar como um todo, professores, funcionários, pais e alunos.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ex-Atletas da Seleção Olímpica de Volley Visitam o Dom Luciano





Por Ana Luiza Shunk

No último dia 23 de agosto, o Colégio Estadual recebeu em suas dependências quatro ex-atletas integrantes da Seleção Brasileira de Volley, Maurício, Marcelo Negrão, Carlão e Paulão.



Durante a sua visita, ex-atletas Carlão, Marcelo Negrão, Maurício e Paulão foram recepcionados com muito carinho por toda a comunidade escolar, sendo apresentados ao público presente às arquibancadas da quadra poliesportiva, pela pedagoga Noeme Cristina (foto abaixo).



Estiveram presentes ao evento, o diretor do colégio, Prof. Murilo Prado Smith, o Prof. Marcus Asevedo (foto), coordenador de Educação Física e o Prof. Alberto Freire.



O evento contou ainda com a presença de professores, funcionários e alunos que ocuparam as arquibancadas da quadra.



Os quatro ex-atletas, ídolos do volley, vieram ao Estado de Sergipe para participar do encerramento dos Jogos da Primavera e da Semana Olímpica, além de divulgar, nas escolas, a importância dos esportes na vida das pessoas. A visita dos ex-atletas contou com o patrocínio do Banco do Brasil e do apoio da Secretaria de Estado da Educação/SEED e Departamento de Educação Física/DEF, representado na ocasião, por sua diretora, Profª Mª Auxiliadora Pires de Almeida.


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Assista ao Vídeo da 1ª Edição do JDL NEWS


O JDL NEWS é um noticiário independente e comprometido com a classe estudantil. O JDL NEWS é uma realização das diretorias de Cultura e de Comunicação do Grêmio Estudantil Edson Luiz e do Laboratório de Informática do Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, com apresentação de Elvacir Luiz, produção de Emilson Batista e Elvacir Luiz, cameras, Michael e Lucas, assistente de estúdio, Marcelo e direção de jornalismo da Professora Articuladora Ana Luiza Shunk.



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Palestras: Diversidade Sexual e Identidade de Gênero na Escola

DESFILE DA GAROTA, GAROTO E DRAG QUEEN

DOM LUCIANO

Palestras: Diversidade Sexual e Identidade de Gênero na Escola



No dia 07 de junho foi realizado na quadra poliesportiva do Colégio dom Luciano o desfile dos candidatos aos títulos de Garota, Garoto e Drag Queen Dom Luciano. Este ano o evento contou com a participação de convidados para proferirem palestras sobre o tema da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero na Escola. Participaram da mesa, a professora Maria Izabel Ladeira Silva, Diretora do Departamento de Educação/SEED, a psicóloga Cláudia Almeida Silveira Andrade, Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia de Sergipe da Secretaria de Segurança Púbica do Estado, do Dr., Rodrigo Machado, Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE e pós-graduado em Direito Processual Civil e de Reginaldo Batista de Souza (Kharolyne Prínscipal), Drag Queen profissional. O Dr. Rodrigo Machado enfatizou a necessidade do combate à homofobia na escola, pois muitas vezes por causa do preconceito sofrido, muitos alunos acabam por não concluir seus estudos se afastando da sala de aula. Também foi ressaltado o direito que todos aqueles possuem ao optarem por adotar outro nome, de assinar as atividades e por ele serem chamados.



As palestras e o desfile contaram com ampla participação dos alunos, professores e funcionários do Colégio que lotaram as arquibancadas da quadra. Eles puderam também, fazer perguntas e obter maiores esclarecimentos a respeito da questão da diversidade sexual e identidade de gênero. Acreditamos que eventos como este, venham a contribuir para que se diminua o preconceito em nossa sociedade, para que todos os cidadãos brasileiros realmente venham a exercer o seu direito de ter acesso a uma educação pública de qualidade e de incentivar a luta por uma escola democrática e mais justa , na qual todos sejam respeitados em seus direitos como seres humanos.






terça-feira, 17 de agosto de 2010

GINCANA ARTÍSTICA E CULTURAL “A EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA E CONTRA O CRACK”

No próximo mês de setembro, o Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte estará promovendo a GINCANA ARTÍSTICA E CULTURAL, “A EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA E CONTRA O CRACK” sob a coordenação da Professora Marinete Raulino dos Santos e de Elvacir Luiz, Diretor de Cultura do Grêmio Estudantil Edson Luiz. As equipes participantes já estão formadas, irão concorrer os turnos da manhã e da tarde, a equipe vencedora concorrerá a prêmios no âmbito estadual.

PROGRAMAÇÃO

Data: 09/09/2010

Local: Quadra do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte

Horário: 7h00min às 11h30min

7h30min- Abertura: Execução do Hino Nacional Brasileiro.

7h45min- Apresentação dos patrocinadores e documentário sobre as drogas em data show.

8h- Início da Gincana.

Caminhada com o abraço simbólico ao Colégio.

9h- Retorno ao Colégio com continuidade da Gincana

Colégio Dom Luciano participa da 10ª Exposição de Altares de Santo Antônio




















No período de 01 a 25 de junho de 2010 foi realizada a tradicional exposição de altares dedicada a Santo Antônio promovida pela Universidade Federal de Sergipe, PROEX (Pró- reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários) e CULTART (Centro de Cultura e Arte), a curadoria da mostra “ Antônio Tempo, Amor e Tradição” ficou sob a responsabilidade do Prof. Msc. Otávio Luiz Cabral Ferreira e da Prfª Esp. Maria Lucineide Ribeiro.


Nesta edição, a mostra trouxe como diferencial, estandartes produzidos por alunos do Colégio Felisbelo Freire do município de Itaporanga D’Ajuda e de nichos produzidos pelos alunos do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte: Cristian Smith de Araújo (foto), Danilo Batista dos Santos, Diego Batista da Silva, Eduardo dos Anjos Santos, Elvacir Luiz dos Santos Neto, José Guilherme de Jesus Neto, Leonardo Vieira dos Santos Bispo, Nayara dos Santos Silva, Rafael Pacheco de Almeida, Sylvia Stéfannie Santos Lima, Thayara Silva dos Santos, Wendel Sousa dos Santos e Wesley Souza Teles, os trabalhos foram confeccionados sob a coordenação da professora de Artes, Édina Rocha.












Por: Ana Luiza Shunk
Fotos: Elvacir Luiz

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nalbert, ex-jogador da Seleção Brasileira de Volley visitará o Colégio Dom Luciano.


Amanhã, sexta-feira, 06 de agosto, o nosso Colégio receberá a visita do ex-jogador da Seleção Brasileira de Volley Nalbert Bitencourt. O atleta virá ao Colégio com o objetivo de divulgar e incentivar a importância da prática do esporte entre os jovens. A visita ocorrerá às 9h da manhã, esperamos contar com a participação de todos os alunos, que certamente receberão de forma calorosa o nosso ilustre atleta.

" Nalbert Tavares Bittencourt, (Rio de Janeiro, 9 de março de 1974) é um ex - atleta de voleibol de quadra e de praia. Nalbert é o único jogador na história do voleibol mundial que acumula o título de campeão do mundo em três categorias: infanto-juvenil (Mundial 1991, com 17 anos); juvenil (Mundial 1993, com 19 anos) e adulto (Mundial 2002, com 28 anos). Sagrou-se campeão olímpico em Athenas 2004. A partir de 2005 se transferiu para o voleibol de praia. Voltou para os sextetos no início de 2007 e retornou às duplas em outubro de 2008 para jogar ao lado de Franco. Em Fevereiro de 2010, aos 35 anos Nalbert anuncia o fim da sua carreira no voleibol passando a atuar no ramo empresarial e na área de gestão de esportes. É casado com a atriz Amandha Leecom quem tem uma filha chamada Rafaela."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nalbert_Tavares_Bitencourt, acessado em 05/08/2010, às 12h14min.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CONCURSO DE POEMAS

O Grêmio Estudantil Edson Luiz está promovendo o Concurso de Poemas do Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte. As inscrições estarão abertas no período do dia dois ao dia vinte e três de agosto. Aqueles que curtem e escrevem poesias e que estejam interessados em participar devem procurar o diretor de comunicação, Edmilson Batista ou o diretor de cultura, Elvacir Luiz, para efetuarem a sua inscrição. Os trabalhos selecionados farão parte de uma coletânea de poesias a ser publicada em livro.